Andanças e desafios de uma profissional multimídia

Jornalistas são, por força da profissão, movidos a desafios e, principalmente, pela curiosidade. Minha experiência profissional sempre foi pautada por esse viés. Desde o início do curso de jornalismo, interessei-me por tudo que se relacionasse à mídia. Isto me impulsionou a conhecer de perto os diferentes "mundos" da comunicação e das artes. Comecei aos 15 anos como repórter aprendiz de rádio, em Avaré, onde nasci. Já em São Paulo, e cursando jornalismo, trabalhei como colaboradora de jornais e revistas.

Com a experiência adquirida em entrevistas e reportagens, comecei a escrever roteiros para vídeos institucionais. Pouco depois, surgiu a oportunidade de fazer locução. Minha voz foi bem avaliada e me contrataram para trabalhar no rádio; fui repórter por brevíssimo tempo na extinta Rádio Capital. Com 20 dias de trabalho, um novo desafio: entrar ao vivo, num programa de entrevistas. Adorei descobrir esta outra habilidade. Determinei- me então a trabalhar em televisão. Concorri a uma vaga na Fundação Roberto Marinho e fui contratada para o programa Globo Ciência. Vivi a sensação de uma espetacular estreia na TV!

Foi no Globo Ciência, trabalhando com excelentes profissionais, que aprendi os segredos de uma boa entrevista, da reportagem- documentário e me encantei com as possibilidades da ilha de edição. Aprendi, nesta fase a identificar o melhor ângulo fotográfico da cena e a valorizar os efeitos de uma boa iluminação. Aprendizado que posteriormente enriqueceu meu trabalho como repórter do Jornal da Band (TV Bandeirantes), onde descobri o jornalismo investigativo, o hard news e a dinâmica das notícias de última hora. Mais tarde como repórter na TV Cultura, percorri diferentes áreas da emissora, do departamento de Esportes à atuação na reportagem em outros sete programas da casa. Simultaneamente comecei a fazer freelancers para produtoras de vídeo como locutora e como apresentadora de vídeos institucionais, de treinamento e para o formato TV Executiva. A visão multimídia se ampliava a cada novo aprendizado.

Festivais de música e eventos corporativos

Tive um passo decisivo para me tornar Mestre de Cerimônias que surgiu com os links ao vivo como repórter nos Festivais de Inverno de Campos de Jordão e como apresentadora em Festivais de Música MPB. Essa atividade me levou ao universo dos eventos e apresento Convenções, Simpósios, Congressos, Premiações, Mediação de Talk Shows, Comemorações Corporativas e Cerimoniais.

Media Training

Com o processo de globalização a comunicação deixou de ser suporte para integrar, nas empresas, as políticas de resultados. Para atender às necessidades do mundo corporativo, iniciei as atividades de Media Training, em que os profissionais são orientados a lidar com a mídia, com as câmeras e são preparados para enfrentar momentos de crise pública. A partir dessa experiência surgiu o núcleo Best Image que oferece, em parceria com profissionais da área, serviços de treinamento de mídia.